Menu Lateral
 
São Vicente de Minas, 24 de Janeiro de 2017 :: 26 visitantes online.

Origem de São Vicente de Minas remonta ao final do século XVIII, por volta de 1797, estando associada aos caminhos ligados à mineração e às trilhas percorridas por bandeirantes oriundos de Taubaté (SP) que passaram pela localidade deixando suas marcas. Como boa parte das reservas auríferas se encontravam nas vertentes do Rio Grande (onde estão Tiradentes e São João Del Rei) ou na região de Vila Rica, regiões que eram alcançadas por três caminhos a partir da Capitania de São Paulo. E um destes caminhos passava justamente nesta área, no vale do Rio Airuoca, ao longo do qual se instalaram grandes fazendas, como as de Espraiado, Bicas, Sesmaria, Pitangueiras e Pinheiros. E foi  na proximidade dessas mesmas fazendas que veio a se instalar o povoado que originou a atual cidade de São Vicente de Minas.

A denominação atual do município tem origem no catolicismo devocional vicenciado pela população brasileira, reproduzindo o que aconteceu em diversos períodos e em tantas outras cidades do país e do nosso Estado: a devoção a um santo deu origem a uma capela e esta a um povoado.

O nome São Vicente de Minas deve-se particularmente à devoção a uma imagem encontrada por um empregado do grande fazendeiro e alferes Francisco José de Andrade Mello, dono da fazenda Sesmaria (também denominada de Fazenda Nova ou Carapuça). Esta imagem, mais tarde identificada como de São Vicente Ferrer, foi achada á beira de uma nascente próxima a uma trilha ou pouso de tropeiros. Assim, o grande fazendeiro, por ser muito religioso, mandou construir primeiramente, em 1797, uma ermida onde hojese situa a praça Cel. José Eugênio e um pouco mais tarde, entre 1797 e 1799, em substituição a ela, uma capela em homenagem ao santo. Esta capela se tornou o centro da localidade e deu origem ao primeiro núcleo que gerou o arraial de São Vicente Ferrer, exatamente onde passava o citado caminho de ligação de São Paulo as Minas.

Em 1799, o povoado recebeu o nome de São Vicente Ferrer. Em 1814, obteve o beneplácito régio e em 1824 a provisão ordinária. E com esta provisão ordinária, em 1830, o Padre João de Almeida Ramos inaugurou a nova Igreja Matriz. Em 02 de maio de 1856, ocorreu a criação da Paróquia. A elevação à freguesia e a distrito do Turvo (Andrelândia), retirando-se da influência de Airuoca, também se deu em maio de 1856, através da Lei provincial número 762. Com isso São Vicente passa a ser distrito do novo município do Turvo. Já em 17 de dezembro de 1938,  o Decreto-lei estadual número 148 alterou a denominação para Francisco Sales, elevando-o à categoria de município. Ao ser  transformado em município Francisco Sales foi, portanto, desmembrado do município do Turvo (Andrelândia).

Na ocasião de sua emancipação, seu território abrangia a Vila de Paiol, que passou à distrito de Andradina (atual município de Minduri); e o distrito de Carrancas, que se desmembrava do município de Lavras. Em 1948, o distrito de Carrancas se desmembrou de Francisco Sales, sendo elevado à categoria de município. Em 1952, o distrito de Andradina desmembrou-se de Francisco Sales, transformando-se no município de Minduri. Já em dezembro de 1953, através da Lei 1039, o município passou a chamar-se São Vicente de Minas, devido ao esforço realizado pelo Sr. Vicente Ferrer Godinho e por Joaquim Ribeiro Costa, atendendo ao clamor popular.Após a instalação do município de Francisco Sales em 01 de janeiro de 1939, até o ano de 1947, foram nomeados os seguintes prefeitos: o Cel. Rosendo de Souza Andrade, que renunciou por exigência legal; em seu lugar foi nomeado o Dr. José Penha Villela, que permaneceu no cargo depois da queda do Estado Novo, em 30 de outubro de 1945; a seguir, em um período de dois anos, foram nomeados para Intendente Jair de Figueiredo e a seguir, em 1946, foi nomeado Intendente do Município de Francisco Sales, o Dr. Manoel Moreira da seu governo em 1947.


 

756 acessos nesta página desde 01/11/2015.

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, nº 81 Cep: 37.370-000 - Cidade: São Vicente de Minas / MG
Tel.: (35) 3323-1350 - Email: tecnologia2@saovicentedeminas.mg.gov.br

Versão: 2017.01.12
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: